Projetos Contemplados

Corumbá de Goiás – GO

PROJETO CONTEMPLADO NO “FUNDO DE ARTE E CULTURA DO ESTADO DE GOIÁS”, COM APOIO DO “RUMOS ITAÚ CULTURAL”

 

– EDITAL DE FOMENTO AO PATRIMÔNIO IMATERIAL – CULTURA POPULAR 10/2015

Nome do proponente: Marcos Botelho Lage
Nome do projeto: Em busca da memória de uma banda centenária: resgate da história oral da Corporação Musical “13 de Maio”.

Descrição / Sinopse do projeto:  A Corporação Musical “13 de Maio”, de Corumbá de Goiás, com mais de 125 anos de existência, é uma das bandas mais antigas em atividade no Estado de Goiás, sendo representante da tradição centenária de banda, do território goiano. O projeto visa resgatar sua história por meio da tradição oral, memórias e lembranças de sua comunidade. Como produto final, será produzido um registro audiovisual, um website e um livro, registrando o processo de pesquisa e os resultados alcançados.

Fotografias/ Andamento do Projeto                        Produtos Culturais: DocumentárioMúsicasTextos

 

PROJETOS CONTEMPLADOS NO “FUNDO DE ARTE E CULTURA DO ESTADO DE GOIÁS”

 

– EDITAL DE FOMENTO A MUSEUS, ARQUIVOS E BIBLIOTECAS 05/2016

Nome do proponente: Corporação Musical “13 de Maio”
Nome do projeto: Implantação do Acervo Musicológico da Corporação Musical “13 de Maio”

Descrição / Sinopse do projeto: O presente projeto visa a implantação, higienização, armazenamento e disponibilização (por meio de catálogo e edições) do acervo histórico-musicológico da Corporação Musical “13 de Maio”. O acervo de partituras da entidade retro citada começou a ser formado a partir da data de sua fundação, em 1890. Durante este tempo, nunca foi catalogado, embora constatou-se, até o presente momento, cerca de 500 partituras para banda e 150 para o antigo grupo de cantoria da banda, sendo quase a totalidade de compositores locais. A Corporação ainda possui instrumentos antigos, fotos e outros documentos de valor histórico, como atas e livros de freqüência.

Galeria de Fotos                                  Produtos Culturais: CatálogosMúsicas

 

– EDITAL DE FOMENTO AO PATRIMÔNIO IMATERIAL – CULTURA POPULAR 06/2016

Nome do proponente: Corporação Musical “13 de Maio”
Nome do projeto: Manutenção da Corporação Musical “13 de Maio”

Descrição / Sinopse do projeto: O projeto visa a manutenção das atividades da Corporação Musical “13 de Maio”, tendo como finalidade precípua a continuidade de sua escola de música, além de suas atividades musicais, ou seja; das apresentações regulares inseridas no cotidiano da comunidade corumbaense e adjacências. A Banda é patrimônio imaterial do Município de Corumbá de Goiás e do Estado de Goiás, suas atividades estão enraizadas na cultura corumbaense a quase 130 anos.

Galeria de Fotos