Encontro de Bandas

 

Corumbá de Goiás – GO

 

I Encontro de Bandas – Francisco Bruno do Rosário

A Corporação Musical “13 de Maio”, no ano 2014, iniciou a cultura de “Encontro de Bandas”, a fim de tradicionalizar este evento, que tanto movimentou a Cidade de Corumbá-GO. O primeiro ocorreu por ocasião do seu aniversário de 124 anos e homenageou um ilustre compositor corumbaense: Francisco Bruno do Rosário. Durante três dias, bandas, do entorno do próprio Município, se apresentaram por cerca de 1 hora cada. Com duas bandas, por noite, a Praça da Matriz, localizada no centro da cidade, reuniu pessoas de todas as idades, pela diversidade dos estilos de música apresentados.

Com início na sexta-feira, nove de maio, a primeira apresentação foi da Banda de Música da Polícia Militar, do 3° CRPM, de Anápolis-GO/ sob a Regência do Maestro Capitão Arruda, que apresentou o dobrado “São Sebastião”, em seguida, os Trombones Goianos (Coral de Trombones da UFG), de Goiânia-GO/ sob a coordenação do Professor Marcos Botelho, tocaram a Quadrilha nº 01 (1º passo de “Las Cinq Pétales de Jasmin”). No segundo dia, a anfitriã – Corporação Musical “13 de Maio”, de Corumbá de Goiás-GO/ sob a Regência do Maestro Denis Pereira Cirino – executou a fantasia “Sonho de Virgem” e a Banda de Música “3 de Julho”, de Cocalzinho-GO/ sob a Regência do Maestro Mamede Silvério de Melo, a Valsa “Antonieta”. O último dia de apresentações foi garantido com a Banda Lira de Prata de Sant’Ana, de Anápolis-GO/ sob a Regência dos Maestros Claudinei da Silva e Cristiano Batista da Silva e a Corporação Musical Santa Cecília, de Jaraguá-GO/ sob a Regência do Maestro José Joaquim do Nascimento e Direção de Dr. Paulo Antônio Gonçalves, que tocaram, respectivamente, as marchas “8 de Setembro” e “Estrela do Mar”. Ressalte-se que todas as bandas trouxeram seu repertório pessoal, além das músicas citadas, que são corumbaenses, de autoria do compositor homenageado.

II Encontro de Bandas – Centenário de Bernardo Élis e José J. Veiga

Em 2015, a Corporação Musical “13 de Maio”, encerrou o ano com o “II Encontro de Bandas”, comemorando seu Jubileu Centenário de Prata – 125 anos de existência – e; também, o Centenário dos escritores Bernardo Élis e José J. Veiga, resgatando a memória destes grandes imortais corumbaenses.

Com uma estrutura semelhante a do “I Encontro de Bandas”, as apresentações tiveram início em uma sexta-feira (27/11/2015), com a Banda de Música da Polícia Militar, do 3° CRPM, de Anápolis-GO/ sob a Regência do Maestro Capitão Arruda, e; em seguida, com os alunos da Escola de Música da Corporação Musical “13 de Maio”, sendo que a Banda Lira de Prata de Sant’Ana, de Anápolis-GO/ sob a Regência dos Maestros Claudinei da Silva e Cristiano Batista da Silva, não pôde estar presente, por motivos justos. No dia posterior (28/11/2015), a Corporação Musical “13 de Maio”, de Corumbá de Goiás-GO/ sob a Regência do Maestro Denis Pereira Cirino, teve a participação especial do Coral “Vozes de Corumbá”, de Corumbá de Goiás-GO/ sob a Regência do Maestro Wesley Mariano de Oliveira, durante sua apresentação. E; finalizando em um domingo (29-11-2015­), o II Encontro de Bandas contou com a presença da Corporação Musical Santa Cecília, de Jaraguá-GO/ sob a Regência do Maestro José Joaquim do Nascimento e Direção de Dr. Paulo Antônio Gonçalves e a Banda Phoênix, de Pirenópolis-GO/ sob a Regência do Maestro Aurélio Afonso da Silva e Direção de Dr. Eudes Pina Forzani.

Em suma, nessa segunda edição foi mantido o local e quatro das cinco bandas que se apresentaram no primeiro evento de mesmo objetivo. A união da Corporação com o Coral da Cidade foi o diferencial do ano Jubilar, e; mesmo com todas as dificuldades da crise financeira do país, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em conjunto com a Associação de Cultura e Defesa do Patrimônio Histórico – ACDPH, de Corumbá de Goiás-GO, foram colaboradoras pontuais para a realização deste projeto.

III Encontro de Bandas – Centenário Benedito Odilon Rocha

O “III Encontro de Bandas”, no ano de 2016, muito mais do que um evento musical, fez com que a Corporação Musical “13 de Maio” abrisse, ainda mais, as portas de sua sede para os alunos da rede municipal de ensino, que puderam conhecer o acervo de instrumentos, arquivo de músicas e um pouco sobre a vida do homenageado. Além do aporte financeiro da Prefeitura Municipal, a Corporação Musical “13 de Maio” contou com o apoio irrestrito da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, principalmente por meio da Diretoria de Cultura, e; emitiu certificados de horas-aula para os acadêmicos universitários, que participaram do evento em referência, valendo respectivamente: 5 horas um dia, 10 horas dois dias e 20 horas os três dias de participação.

O Encontro de Bandas, que acontece desde o ano de 2014, tem por objetivo o resgate das tradições musicais da região, proporcionando à comunidade um espetáculo com boa música e motivando os jovens e crianças a ingressarem, comporem e permanecerem nas bandas de música, que; apesar das dificuldades, persistem com o passar dos anos. Em razão disso, nesta edição, também aconteceu uma apresentação exclusiva dos alunos da banda anfitriã, no segundo dia de evento.

O III Encontro de Bandas de Corumbá de Goiás-GO, que teve como local das apresentações o Cine – Teatro Esmeralda, localizado no Centro da Cidade retrocitada, contou com a Banda de Música da Polícia Militar, do 3° CRPM, de Anápolis-GO, a Banda Lira de Prata de Sant’Ana, de Anápolis-GO, a Banda de Música “3 de Julho”, de Cocalzinho-GO, a Banda Phoênix, de Pirenópolis-GO, a Corporação Musical Santa Cecília, de Jaraguá-GO e a Escola e Corporação Musical “13 de Maio”, de Corumbá de Goiás-GO, e; como de costume, fez homenagem a mais um ilustre compositor corumbaense, sendo, desta vez, BENEDITO ODILON ROCHA (*07-04-1916/ 02-07-1990), que se destaca pela genialidade e beleza, presente em suas inúmeras e distintas composições, e; do qual, comemorava-se o centenário de nascimento.

IV Encontro de Bandas – José Gomes Viegas, Antônio Augusto Silva e Geraldo Magela da Silva Teles